Dia Mundial da Língua Portuguesa 2023


5 de maio


Neste 5 de maio de 2023, dia em que se celebra mundialmente a língua portuguesa, não posso deixar de apresentar neste espaço virtual um poema de Fernando Pessoa.

É, por certo, conhecido de todos, mas, para mim própria, ele tem um significado muito especial.

Ainda me lembro perfeitamente desse momento atemporal em que os meus olhos descobrem o seu título, estampado na página de um livro da escola primária, que eu folheava durante a aula, enquanto a professora repetia, com muitas palavras, algo que já antes tinha ensinado…

As palavras do poema, sintéticas, harmoniosas, plenas de conteúdo, cativaram-me de tal forma, que eu tive a sensação de estar dentro dele, ao lê-lo e relê-lo. Foi nesse dia, com Fernando Pessoa, que eu descobri o conceito de metáfora, ainda que, compreensivelmente, desconhecesse por completo o termo.

Foi principalmente com a última quadra do poema, abaixo transcrito, que o grande poeta português despertou em mim a Poesia. Compreendi então, com o “coração”, não com a “razão”, que o Poeta não é somente alguém que compõe poemas, é alguém que vive neles, que faz despertar no(a) leitor(a) a Poesia, latente em cada ser humano.

Obrigada, Fernando Pessoa! Do fundo d’Esse comboio de corda / Que se chama coração.


© insideportugal – stock.adobe.com

AUTOPSICOGRAFIA


O poeta é um fingidor

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.


E os que lêem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração.


Poesias. Fernando Pessoa [Em linha]. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995).  – 235.

1ª publ. in Presença , nº 36. Coimbra: Nov. 1932.

http://multipessoa.net/labirinto/fernando-pessoa/1


ARQUIVO PESSOA: Obra de Fernando Pessoa

Disponível em:


http://arquivopessoa.net/


Dia Mundial da Língua Portuguesa 2023


[…] As redes externas do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em particular as redes de Coordenação de Ensino e de Centros Culturais, irão assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, nomeadamente através da realização de atividades com recursos digitais. […]

Continue a ler aqui:


https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/dia-mundial-da-lingua-portuguesa-2023


Dia Mundial da Língua Portuguesa: 5 de maio


A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa” […]

Continue a ler aqui:


https://www.unesco.org/pt/days/portuguese-language


O Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2023


[…]

A propósito desta efeméride, em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 7 de maio de 2023, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 13 de maio de 2023, às 15h30*), inclui-se uma entrevista também com o secretário executivo da CPLP.’

Continue a ler aqui:


https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/atualidades/noticias/o-dia-mundial-da-lingua-portuguesa-em-2023/3805


Fernanda Alves Afonso Grieben

[email protected]

Sou pintora, originária do Norte de Portugal, mas resido atualmente na Alemanha. Também gosto de escrever textos literários, sobretudo para a infância. Faço-o, principalmente, para mim própria. No entanto, alegro-me sempre que encontro uma possibilidade de partilhar a minha escrita com as demais crianças, de todas as idades. Sou Mestre em Teologia (UCP); Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Doutorada em Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura Portuguesa (UAb).

No Comments

Post a Comment