EU SOU a árvore que Goethe cantou


GINKGO BILOBA


Uma mensagem de Amizade e Esperança


SINOPSE


Uma árvore da espécie Ginkgo biloba conta retrospetivamente a história da sua vida terrena, que inicia na segunda metade do século XVIII.

É uma vida repartida entre um jardim situado nos arredores da cidade de Xangai, no Império Chinês; uma estufa, algures no continente europeu; e um parque da cidade de Heidelberga, no grão-ducado de Baden.

É nesse parque que Johann Wolfgang von Goethe a descobre, para a imortalizar num poema, composto em setembro de 1815.

Para uma árvore, habituada a ter as suas raízes bem presas à terra donde brotou, o percurso aqui descrito corresponde a uma vida cheia de atribulações.

Mas são precisamente essas mudanças involuntárias que lhe permitem descobrir o valor da Amizade, meditar na Vida e sondar o profundo mistério que a procura em si mesma encerra…


TEXTO LITERÁRIO (a partir dos 12 anos de idade).


Fernanda Alves Afonso Grieben

[email protected]

Sou pintora, originária do Norte de Portugal, mas resido atualmente na Alemanha. Também gosto de escrever textos literários, sobretudo para a infância. Faço-o, principalmente, para mim própria. No entanto, alegro-me sempre que encontro uma possibilidade de partilhar a minha escrita com as demais crianças, de todas as idades. Sou Mestre em Teologia (UCP); Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Doutorada em Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura Portuguesa (UAb).

No Comments

Post a Comment